• Cel/whatsapp : (19) 98129-9963
  • contato@inovacao.com
Permaneça conectado:

Saiba o que avaliar e reduza o seu risco.

Começar um negócio nunca é uma tarefa fácil. Exige conhecimento, dedicação, estratégia, controle e gestão, competências importantes para o sucesso. Se você tem dúvidas não arrisque.

Importante começarmos afirmando que os dois tipos de negócios têm vantagens e desvantagens. É necessário fazer uma boa avaliação, colocar tudo na ponta do lápis e ver qual o melhor investimento para o seu caso.

Nos dois casos você é o protagonista e, para não fracassar, é preciso planejamento. Se por um lado os franqueadores fornecem todo o apoio para que o franqueado tenha estabilidade no mercado, por outro um aspirante a empresário precisa de um plano de negócios e de consultorias em diversas áreas especializadas como processos, contábil, jurídico, marketing, normas e outros.

Entenda melhor como funciona o sistema de franquias e como você pode escolher um negócio adequado às suas competências. E entenda o que é preciso para iniciar um empreendimento de sucesso e siga em frente com a decisão mais adequada ao seu perfil.

Abrir uma franquia: o que é preciso?

Cuidado com o falso sentimento de que comprar uma franquia é mais seguro. Só é mais seguro se a rede que você escolheu tiver unidades de sucesso e uma estrutura que seja possível replicar. O franqueador precisa ter uma estrutura com pilares fundamentais para dar sustentação à marca, ao portfólio, ao desenvolvimento de produtos e serviços, à gestão e aos recursos humanos.

O mercado de franquias cresceu muito em vários país principalmente por se tratar de uma forma ágil de expandir uma marca. E para o franqueado é uma forma de começar um negócio já com consumidores e clientes. A abertura de uma franquia contempla diversos segmentos, como o alimentício, o de beleza e o de prestação de serviços e não exige grandes experiências ou conhecimentos técnicos. Afinal, isso dever ser sustentado pelo franqueador.

Uma boa franqueadora tem em sua estrutura alguns pilares que a tornam mais eficiente e isso se traduz em resultado, se a gestão do ponto de venda estiver atuante. A estrutura do franqueador precisa de cinco pilares fundamentais ao sucesso: 1o. Sistema de gestão com relatórios rápidos e fáceis de entender; 2o. Marketing institucional; 3o. Consultoria em gestão, jurídica e contábil; 4o. Treinamento e desenvolvimento humano e 5o. Modelo e plano de negócio atualizados frequentemente.

Esses cinco pilares trarão segurança para que você se trone um franqueado de sucesso. Perceba que se tiver a intenção de construir seu próprio negócio, sua própria marcar terá que consolidar estes cinco pilares.

Outra informação importante é não comparar apenas preço, custo e investimento. Compare esforço e trabalho versus os resultados que o negócio pode gerar.

É normal que algumas franqueadoras façam exigências quanto ao perfil de quem pretende investir no negócio. Todos os direitos e deveres de um franqueado, assim como as exigências para que seja concedida a franquia, devem ser checados com o franqueador e devem estar especificados na COF -Circular de Oferta de Franquia.

Começa os produtos e estrutura para você brilhar.

Quais as vantagens de ingressar em um modelo de franquia?

Lembrando que você é o protagonista e que o sucesso depende de você, escolher a marca correta, atuar em todas as fases com dedicação e tomar decisões certas com agilidade são fundamentais. Ou seja você precisa ser um gerente inovador.

1. Modelo de negócios definido

Sem dúvida é o principal diferencial quando se trata de ingressar em uma rede de franquia, em comparação a um novo empreendimento que ainda vai sair do papel.

Todo o conhecimento prévio proporcionado pelo funcionamento das outras lojas serve como aprendizado para amadurecer o modelo da operação. Essa experiência ajudou a definir processos, manuais de operação, padrões e indicadores que serão a base para o funcionamento da sua unidade.
Ou seja, o seu modelo de negócios já estará pronto para ser seguido.

Mergulhe de cabeça em cada detalhe antes de assinar o contrato e tenha certeza que você estudou tudo antes de abrir a porta, se decidir seguir esse caminho.

2. Credibilidade da marca

O reconhecimento de uma marca pelos consumidores é algo imensurável para iniciar um negócio. Fazendo uma comparação direta, significa já ter clientes ou ter que conquistar clientes.

Você inicia o negócio com uma vantagem enorme, isso reduz o prazo de retorno do seu investimento e os riscos envolvidos.

Mesmo que não seja uma marca reconhecida na sua região, ela vem com a validação de clientes de outras regiões e, portanto, você diminui o esforço de convencer o cliente a experimentar algo novo.

Na maioria das vezes, o cliente prefere comprar algo já conhecido ao invés de arriscar investir em um produto novo. E isso é o que acontece quando se abre uma franquia, pois a empresa que investe nesse tipo de rede já tem a marca consolidada no mercado.

Ainda pensando na marca, você ganha eficiência com ações de marketing institucional. Sabemos que uma boa campanha custa caro.

3. Comparação com outros franqueados que já colhem resultados

Outra vantagem de adotar o sistema de franquias é que você passa a fazer parte de um grupo de empreendedores que vivem uma realidade mais próxima do seu negócio.

Utilizar essa experiência em comparação direta com as decisões que você precisa tomar, irão te auxiliar. Você tem mais chance de acertar. A sua estabilidade no mercado vai depender de estratégias e decisões diárias. Você pode seguir aquelas que já foram testadas.

4. Apoio do franqueador

Nos cinco pilares já citados, o auxilio com o seu planejamento estratégico, os detalhes de abertura e funcionamento da loja e muitos outros detalhes terão auxilio do franqueador. Ele tem todo o interesse que a sua empresa dê certo. Afinal, nada vende melhor uma franquia do que várias experiências de sucesso.

A definição de um novo ponto de venda ou estratégias logísticas são tarefa para empreendedores experientes. Isto, em alguns casos, representam 50% dos fatores de sucesso de um novo negócio. Com uma franquia, você receberá esse conhecimento com mais embasamento.

O cadastro de fornecedores é outro desafio das empresas que estão iniciando suas operações. Muito provavelmente, com uma franquia você terá diversas vantagens além de operar com empresas de confiança.

E quais são as desvantagens do modelo de franquia?

1. Pouca flexibilidade

O empreendedor precisará seguir à risca todas as determinações impostas no contrato. É comum, inclusive, que sejam feitas auditorias e verificações administrativas e contábeis, para checar se está tudo sendo realizado conforme o padrão estabelecido.
Assim, se o empreendedor tiver um perfil mais dinâmico e não gostar de imposições, uma franquia poderá lhe trazer muita dor de cabeça, por precisar se sujeitar a ter um negócio padronizado por terceiros.

O empreendedor não terá independência para ousar na administração da sua empresa, já que essa interdependência é uma das condições para abertura de uma franquia. Em alguns casos, até mesmo os fornecedores são determinados pelo franqueador e não é possível a comercialização de produtos que não façam parte da rede.

Os preços de comercialização não podem sofrer grandes alterações. Isso tudo porque o sucesso ou fracasso da loja estará diretamente ligado ao modelo do franqueador.

E por fim, a manutenção da credibilidade e o reconhecimento da marca pelo mercado depende da qualidade do franqueador. Muitas vezes o consumidor não tem consciência de que cada ambiente de compras é administrado por um empresário diferente e tende a associar a marca com todas as suas franquias.

2. Região de atuação definida

Pode ser negativo você ficar restringido a operar em uma determinada região. No caso das franquias, a localização para instalação deve ser aprovada ou até mesmo determinada em contrato pela rede.
Como exemplo, se o empreendedor já tem um determinado imóvel que considere ideal para a abertura da loja, a localização deve ser aprovada pelo franqueador.

3. Possibilidade de serviços ineficientes

A pior decepção que você pode ter em decidir ingressar em uma rede de franquia é descobrir que comprou “gato por lebre”, ou seja, descobrir que a operação do franqueador e os serviços prestados pela matriz são ineficientes ou ainda que surjam problemas constantemente vindos da matriz.

Pode ser um ponto negativo e gerar muitos prejuízos quando a franqueadora opera com sistemas operacionais ruins que dificultem a gestão ou deixam a desejar. Com serviços ineficientes, você pode não satisfazer os seus clientes, acarretando a diminuição da rentabilidade esperada no início das operações.

Quais as vantagens de investir na própria ideia?

Muitos sonham em ter o próprio negócio. Cuidado para o sonho não se tornar um pesadelo. Você sabia que a taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas é superior a 75% antes dos 5 anos de operação? (Fonte: Sebrae).
A grande maioria das vezes, por falta de competências especificas e consequentemente por decisões erradas.

Portanto, se você decidir empreender na sua própria ideia, estudo muito, seja um especialista no seu seguimento e consulte especialistas constantemente.

Melhore constantemente seus conhecimentos e o seu comportamento, essa é a receita dos empreendedores de sucesso.

1. Conheça o seu perfil empreendedor

Existem muitas formas de fazer uma auto-avaliação: quanto ao conhecimento, aos comportamentos e mesmo às afinidades em relação ao negócio que pretende montar. O importante é você saber os seus pontos fortes e fracos.

Dessa forma será mais claro onde você precisa de ajuda de especialistas e onde pode arriscar mais nas suas decisões.

2. Experiência na área que pretende empreender

Não basta apenas identificar uma oportunidade de mercado, você precisa ter experiência sobre a operação, entender fatores decisivos de compra dos clientes, mix de produtos e serviços. É preciso ter afinidade com o trabalho a ser exercido para facilitar o seu dia a dia.

O seu conhecimento será extremamente importante para montar o modelo de negócio e gerar diferencial competitivo em relação aos concorrentes. Essa é a única forma de conseguir resultados e obter lucro.

3. Ter e manter diferencial competitivo

Vender mais barato não é um bom diferencial, esse cliente logo encontra algo melhor e deixa de ser o seu cliente. A sua operação precisa ter um diferencial que irá cativar o cliente. Pode ser o atendimento, o mix de produto, a localização, um determinado produto, algo que só você sabe fazer, ou vários desses fatores juntos, essencial para a sobrevivência no mercado. Todos os modelos de negócio têm muita concorrência. Hoje em dia temos muito mais oferta do que demanda. Dessa forma, a tendencia é que os preços baixem.
É essencial, então, que, antes de apostar no seu negócio próprio, você identifique que requisito fará com que seu produto ou serviço sobressaia perante os demais já existentes. Para isso pense no comportamento de compra do cliente. Pergunte-se: como o cliente gosta de ser atendido? Como ele prefere pagar? Quantas vezes por semana ele costuma comprar? Entre outras.

4. Tamanho do empreendimento

Dê o passo de acordo com a sua capacidade. Faça todos os planejamentos para saber se o capital que você tem irá abrir o negócio e sustentá-lo por um período de tempo.

Todos os negócios precisam de algum tempo para atrair clientes, começar a vender, ganhar volume e operar de forma mais previsível.

Quanto menor o empreendimento, menores se tornam os riscos e menos capital você precisará para operar.

5. Tomar as próprias decisões

Ao investir em sua ideia nova, a principal vantagem é que todo o lucro obtido a partir dela será apenas seu, não sendo necessário o pagamento de determinadas porcentagens, como acontece no caso das franquias.
Tomando suas próprias decisões você pode mudar estratégias mais facilmente e rapidamente e isso vai te dar maiores possibilidades de lucro.

6. Desenvolver o próprio modelo de negócios

Começar uma empresa do zero permite que você desenvolva seu próprio modelo de negócios, o que implica em uma administração pouco engessada e avaliações detalhadas de acordo com seus critérios.

Isso de dá maior segurança para continuar crescendo e multiplicando o que você desenvolveu para outros pontos de venda.

Ao fazer isso, você poderá determinar o valor que pretende investir e a estrutura da sua empresa de acordo com seus recursos financeiros disponíveis.

7. Assumir o risco sozinho

Outra vantagem de investir na própria ideia é assumir o risco sozinho, o que pode ser menos perigoso do que ter outras partes envolvidas. Quando se trata de sociedade ou da abertura de uma franquia, o negócio pode tomar rumos desagradáveis em relação ao papel de cada um e a divisão da participação na empresa.
Ao assumir o risco sozinho, você será o único responsável pelo crescimento ou falência da empresa.

Quais as desvantagens de investir em um modelo de negócios próprio?

1. Conhecimento prévio

É difícil se tornar um especialista e conhecer profundamente um segmento de negócio. Sempre envolve uma diversidade de conhecimentos, desde os específicos como, por exemplo, conhecer o mix de produtos, ou como fornecer bons serviços, até conhecimentos de gestão ou liderança.

Você terá que se atualizar com frequência.

2. Trabalhar sozinho

Todo empreendedor toma decisões solitárias. Mesmo que você converse com muitas pessoas ou consulte especialistas sobre os mais diversos assuntos as decisões serão sempre sua.

Cada acerto ou erro traz sensações de vitória ou fracasso que você terá que enfrentar e seguir em frente.

Todo seu investimento pode ir por água abaixo se você não der conta de administrar sua empresa sozinho. Ou seja, se todas as responsabilidades do negócio ficam por sua conta, isso pode ser uma desvantagem e tanto, pois caberá somente a você manter o equilíbrio da empresa, o que é uma tarefa árdua.

3. Solução de problemas

Independente do que está acontecendo no seu dia a dia, você será responsável por decisões diárias para não deixar a operação parar.

Espero que o conteúdo tenha melhorado seu processo de decisão. E se tiver outras dúvidas ou queira uma assessoria para agilizar o processo ou conferir solidez nas decisões, conte com a nossa experiência.

Um forte abraço

Ubiraí Béber