• Cel/whatsapp : (19) 98129-9963
  • contato@inovacao.com
Permaneça conectado:

Nós brasileiros estamos acostumados a passar por crises, mas sou capaz de apostar que nunca passamos por uma que tirasse todos os clientes da rua de uma só vez. Portanto, temos uma situação nova e ela precisa de cuidados. Nesse post vou orientar o que fazer nas próximas três semanas para minimizar os impactos e saber aproveitar novas oportunidades!!!

O primeiro passo é romper o ciclo

Todos nós sentimos ansiedade em um momento como esse, é normal. O corpo reage a falta de entendimento do cérebro (na verdade não conseguimos definir o que pode acontecer), ou seja, ninguém sabe que decisão tomar.

A regra é: mantenha o foco com otimismo. Eu nunca encontrei em 20 anos de carreira, trabalhando com mais de 20 empresas por ano, nenhum empresário de sucesso que fosse pessimista.

Estamos sofrendo uma avalanche de informações e muita coisa muda da noite para o dia. O que fazer nessa fase?

FASE DE CONTENÇÃO

Nesse momento não adianta olhar para fora da empresa ou buscar referências no mercado. Cuide da sua operação. Priorize tudo que você pode fazer para controlar e melhorar os seus recursos.

Por exemplo:

  • Renegocie tudo que puder para preservar o fluxo de caixa;
  • Replaneje a sua produção, os seus estoques;
  • Em relação a você e a sua equipe acerte férias e bancos de horas;
  • Renegocie suas cobranças;
  • Se possível, garanta o faturamento.

É momento de unir a sua equipe e criar uma estratégia de defesa. Lembre-se que todos estão na crise, inclusive seus colegas e colaboradores. Portanto ocupar a agenda com foco e produtividade vai melhorar a qualidade de vida de todos. Se puder dar segurança em relação a situação de cada um, vai ajuda-los a romper o ciclo da ansiedade.

FASE DE ORGANIZAÇÃO

As frases mais comuns nessa semana são:

“Não sei como vou pagar as contas sem faturamento.”

“Como vou pagar os colaboradores?”

“Será que nossos clientes irã pagar?”

Se você já fez a contenção e não tem mais como lidar com o momento, mesmo sabendo que muitas coisas estão incertas e se na fase anterior você fez uma boa estratégia de defesa, agora chegou a hora de melhorar a sua operação.

Crie formas de ser mais eficiente e mais eficaz.

Por exemplo:

  • Reveja o seu processo, analisando cada atividade, desde a prospecção do cliente até o recebimento e fechamento das vendas. Defina quais são os pontos mais críticos, quais são as atividades com maior problema;
  • Identifique seus pontos fracos, suas dificuldades de argumentação na venda;
  • Redefina seus estoques e como eles estão armazenados;
  • Avalie sua estratégia de compra e compare com o clico financeiro;
  • Aproveite para buscar novos parceiros e fornecedores, todos estão ávidos por novos negócios.

FASE DE RETOMADA

A regra a seguir agora é: se tem CRISE, tem OPORTUNIDADE ! ! !

Prepare um plano de retomada. Você precisa se preparar para ter velocidade quando o mercado entrar em operação. Esse plano só terá qualidade se você passou pelas fases de contenção e organização.

Para ter um bom plano de retomada, separe-o pelo menos em três pilares principais comum a qualquer negócio.

Você precisa ter um plano de ação administrativo e definir ações estratégicas relacionadas ao financeiro, aos controles, às situações contábeis e até mesmo em relação ao desenvolvimento de produtos.

Um plano de ação de produção: defina ações relacionadas a qualidade e produtividade. Lembre-se que é aqui é onde você vai se tornar mais eficaz, onde vai fazer mais com menos.

E por fim um plano de ação de marketing e comercial: defina ações pensando na segmentação da sua carteira, onde é prioridade e onde vai gerar retorno mais rápido. Quais ações e campanhas irão facilitar a sua aproximação com o cliente.

Você pode usar esse modelo de planejamento se quiser:

Obrigado pela sua atenção !!! Acredito no seu sucesso !!!

Conheça melhor nosso trabalho de Aconselhamento e Consultoria.