• Cel/whatsapp : (19) 98129-9963
  • contato@inovacao.com
Permaneça conectado:

Pode parecer complicado, mas é mais simples do que você imagina! E pode acreditar que com muito pouco esforço você vai aumentar muito a sua qualidade de vida. Mergulhe comigo nesse conteúdo.

Para começar você precisa saber que 3 coisas são muito importantes para você conseguir o seu sonhado controle e planejamento financeiro.

SABER GASTAR,

Isso significa comprar o que realmente precisa. O ato de compra está relacionado a muitas questões emocionais da nossa vida. Traz prazer imediato e por isso faz que muitas pessoas se percam em relação as suas reais necessidades.

O segredo aqui é conseguir se manter dentro do orçamento, dentro do que você planejou ou pode. Acredito que essa é a parte mais fácil do processo a partir do momento em que você estabeleceu o seu controle.

Mas como estabelecer um controle ou fazer um planejamento?

O primeiro passo é estabelecer alguma forma de controle, pode ser em um bloco de notas, uma agenda ou em algum aplicativo onde você tenha todos os seus gastos anotados. Comprometa-se a não deixar nada de fora, é sua a responsabilidade de manter o controle. Isso vai ajudar a entender como você está gastando o seu dinheiro e quais são as coisas que você gasta e não percebe.

Depois que você tiver tudo anotado inicie o planejamento dos próximos meses, sim faça uma projeção. Não tenha medo das dificuldades, mesmo que o seu planejamento mostrar que as coisas estão difíceis siga em frente. O habito do controle vai te levar automaticamente a gastar menos.

Dicas relacionadas ao seu controle:

  1. Entenda por que você está gastando mais do que deve;
  2. Anote todos os seus gastos, sem exceção;
  3. Contabilize gastos parcelados como uma única parcela;
  4. Entenda que ao evitar um gasto agora, você pode ganhar muito depois;
  5. Não compre nada imediatamente;
  6. Poupe parte do seu dinheiro no início do mês.

Esse vídeo vai ajudar você a começar

SABER GANHAR,

Isso significa não ficar preso apenas a uma fonte de renda, não se acostume com o seu salário, busque outras formas de gerar receitas. Por exemplo venda produtos que você tem afinidade, preste serviços sobre coisas que sabe fazer, realize atividades que possam trazer novos negócios.

Saber ganhar é ter foco no relacionamento com pessoas que fazem parte do seu trabalho. Sabe-se que uma grande parte das pessoas que buscam um emprego e conseguem uma vaga, o fazem com auxilio de algum conhecido. Segundo o livro, O ponto da virada por Malcolm Gladwell, isso acontece em 56% dos casos, outros 18,8% usam os meios formais, anúncios, caçadores de talentos e 20% apresentam-se diretamente.

O ponto mais importante é você estabelecer fontes de receita que não dependam diretamente de você. Quando falamos de renda familiar todos dever colaborar. Reflitam que na cultura Americana os garotos são estimulado muito cedo a cortarem a grama do vizinho ou vender materiais reciclados ao invés de receberem mesada.

Acredite, pequenos ganhos sempre é melhor que grandes ganhos de vez em quando. Organize a sua rotina para ampliar as fontes de receitas. Se você vende semi-jóias por exemplo, pense em como ampliar a sua venda:

Pode ser com pequenos eventos ou com outros parceiros dividindo a sua comissão ou mesmo com estratégias em regiões e pessoas diferentes das que você está acostumada. Seja persistente!

SABER GUARDAR

Isso significa ter reservas, imprevistos sempre acontecem e ninguém consegue ter a mesma energia para trabalhar a vida inteira. Portanto pensar no futuro significa guardar no presente.

E parece óbvio que isso só é possível se o seu orçamento estiver controlado. Se você ainda não está nessa situação comece comprando a vista. Não ter compromissos futuros ajuda você a inverter o jogo.

Procure trabalhar antecipado.

Existem muita formas de guardar dinheiro e nesse momento não estou falando só de manter o dinheiro em alguma aplicação.

Vamos falar dos exemplos anteriores se você vende semi-joias por exemplo investir em um bom mostruário, em uma boa apresentação de produtos vai trazer mais venda e portanto mais receita. Começar pequeno significa investir em você, na operação ou em formas de melhorar as fontes de receita.

Se você já está em uma condição de realmente fazer um fundo de reserva, ai sim você tem uma condição especial, procure reservar até 20% da sua renda para aplicar em fundos de investimento. Aliás isso é um assunto para outro post.

Obrigado se você chegou até aqui!

Se você quiser esclarecer alguma dúvida entre em contato pelo whatsapp 19 98129 9963