• Cel/whatsapp : (19) 98129-9963
  • contato@inovacao.com
Permaneça conectado:

O assunto equipes de alto desempenho é muito amplo e pode ser explorado de diversas formas, portanto amplie o seu horizonte com outros temas do assunto como avaliação de desempenho, feedback, análise de perfil, análise de comportamento, inteligência emocional, programação neuro linguistica e outros relacionados. Nesse post quero dar uma direção para que você possa avaliar rapidamente o seu momento como líder ou como parte da equipe e com base nisso possa agir para melhorar o resultados do grupo e individual.

1o Passo – Avalie o time e os desafios

É fundamental verificar se os participantes da equipe estão preparados para encarar os desafios propostos a equipe. Algumas perguntas que irão ajudar você avaliar:

A competência técnica e os conhecimentos de cada um da equipe está alinhado com as atividades que precisam ser executadas até que o objetivo seja atingido?

As responsabilidades de cada um do grupo está clara para todos?

A estratégia é clara para toda a equipe?

Todos estão engajados com o trabalho, processo e resultado?

Essa avaliação deve direcionar você por onde começar. Algumas equipes terão que iniciar desenvolvendo competências, portanto monte um programa de treinamento com foco no conhecimento que a equipe precisa para conquistar os objetivos. Outras terão que iniciar dividindo as responsabilidades e aprofundando como cada individuo deve ser responsável por parte do resultado e para finalizar, outras equipes terão que rever as estratégias porque com os recursos que possuem não é possível conquistar os resultados esperados.

É importante que você saiba por onde começar e quais prioridades irá trabalhar na formação do seu time de trabalho. Você deve fazer um planejamento com ações concretas, individuais e em grupo.

2o Passo – Faça uma avaliação de desempenho individual

A avaliação de desempenho individual é fundamental para a troca de feedbacks com a equipe, aproveito momentos chaves para isso. Por exemplo fechamento de mês, apuração de resultados, véspera de saída de férias.

Essa avaliação pode ser formal, utilizando documentos e estrutura de avaliação ou pode ser informal. Trate esses momentos com muita normalidade. É preciso desenvolver uma cultura de avaliação e melhoria.

Lembre-se que avaliação é um uma troca, ouça, peça sugestão de melhorias para a sua atuação dentro do grupo.

3o Passo – Faça FEEDBACK estruturado e com foco no resultado

Considero o feedback a principal ferramenta de gestão. É através dele que fica mais fácil você formar a equipe, instituir uma cultura e principalmente estabelecer bons processos que foquem os objetivos.

Siga rigorosamente as fases:

1a Descreva a situação em que os fatos aconteceram, descreva detalhes, comportamentos e sentimentos dos envolvidos;

2a Descreva o comportamento daquele que você quer construir o feedback, mostre nessa descrição a postura, o comportamento e a ação;

3a Descreva os resultados ocorridos em função das duas fases anteriores;

4a Ouça aquele que está recebendo o feedback, preste atenção nos detalhes, avalie se ouve entendimento no que descreveu nas fases 1, 2 e 3;

5a Se houver abertura e entendimento descreva a sua sugestão de melhoria ou reforço positivo.

Faça o seu feedback com empatia e no lugar correto.

Esse video vai ajudar com algumas dicas!

4o Passo – Acompanhe as ações e estratégias de cada um da equipe

Estar próximo a todos é importante para o líder para saber se a estratégia está sendo realizada conforme o planejado e também para ajudar a desenvolver cada um dos indivíduos do grupo.

A competitividade acirrada, devido à globalização do mercado exige, que as empresas formem equipes cada vez mais eficientes.

5o Passo – Se você avaliou, treinou e não teve resultado, TROQUE

É preciso ter pessoas competentes, engajadas com o resultado, que saibam trabalhar em equipe, que aceitem feedback e que queiram se desenvolver junto com o grupo.

É impossível construir uma equipe de alto desempenho sem esse sentimento de grupo. Se você já passou pelos 4 passos anteriores, chegou a hora de rever a equipe. Prepare um processo de seleção, encontre pessoas com o perfil de trabalho e com competências exigidas para realizar as estratégias e com empatia para aceitar a cultura da equipe.

Contrate, faça um bom processo de integração, treine, acompanhe!

6o Passo – Focar objetivos comuns

As melhores equipes são compostas por pessoas com diferentes perfis comportamentais e que apresentam variedade de competências e habilidades, trabalhando em prol de objetivos comuns. Para isso, é fundamental que haja a comunicação constante acerca dos objetivos.

Aqui estamos falando de objetivos do grupo e individuais.

7o Passo – Tenha uma hierarquia definida

Quando falo de hierarquia, tenho duas abordagens. Uma em relação a divisão do trabalho e a definição clara dos backups. Quando um colaborador vai sair de férias é preciso que esteja claro quem será o responsável pelo seu resultado. Esse colega de trabalho precisa estar preparado para assumir as responsabilidades e resultados do colega.

Outra é em relação a liderança de cada área, a equipe precisa saber quem é responsável pelo que para agilizar as tomadas de decisão e fazer que a operação seja ágil e eficiente.

8o Passo – Criar relações transparentes

A transparência nas relações de trabalho é outro item importante para que as equipes estejam comprometidas em alcançar bons resultados para a organização. Para tanto, é preciso estabelecer canais e fluxos de comunicação definidos, facilitando a clareza e transparência.

Você é tão responsável quanto qualquer um na equipe por manter essas relações. Se você é o líder precisa monitorar e interferir se necessário.

Seja justo, priorize o grupo mesmo em relação a você e garanta que todos estejam unidos mesmo que não seja a decisão preferida individualmente.

9o Passo – Manter um bom clima organizacional

O clima organizacional é fator determinante no desempenho das equipes de trabalho. Afinal, ninguém rende trabalhando em lugares onde há muita competitividade e pouca cooperação. Cabe a cada profissional manter uma atitude ética e respeitosa para com seus pares de trabalho, preservando um ambiente agradável para trabalhar.

10o Passo – Promover incentivos

Profissionais de alto desempenho almejam resultados e devem ser reconhecidos pelo seu desempenho. Sim estamos falando de remuneração, prêmios, incentivos, benefícios. É importante que você valorize o resultado individual e também o do grupo.

Sugiro que planeje isso com calma para não cometer erros.

Para finalizar, encontre na agenda espaço para estimular o debate de ideias

A troca de ideias entre as pessoas estimula a construção de saberes comuns. Equipes eficientes conseguem respeitar diferentes opiniões e, por meio do diálogo, são capazes de construir uma ideia consolidada, extraída em conjunto por todos os que participam desse processo.

Se você chegou até aqui, tenho certeza que vale a pena o convite. Participe da próxima turma do GERENTE INOVADOR