• Cel/whatsapp : (19) 98129-9963
  • contato@inovacao.com
Permaneça conectado:

Hoje quero comentar um pouco sobre o conceito do livro Pai Rico Pai Pobre dos autores Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter.

O livro narra a diferença no comportamento de dois pais e consolida um conceito importante para o planejamento financeiro. Se você ainda não leu, não perca a oportunidade.

Os autores reforçam que a forma de pensar e agir em relação aos conceitos de ativos e passivos na vida de cada um faz diferença na construção do futuro. Eles consideram ativos tudo aquilo que faz aumentar a entrada de receitas no seu fluxo de caixa . Tratam como passivo tudo o que aumenta a quantidade de saídas do seu fluxo de caixa.

Dessa forma e com essa simplicidade fica fácil de entender que não importa o tamanho do seu patrimônio, se você investir em ativos fica mais Rico, se investir em passivos fica mais pobre. Parece simples mas matematicamente tomamos decisões importantes na vida que precisam ser avaliadas com esse conceito.

Por exemplo: Você decide comprar um carro. Ele é um ativo ou passivo?

Se você vai usa-lo para o dia a dia e para passear, provavelmente ele é um passivo. Você vai perder dinheiro com ele. Tem custos envolvidos na sua manutenção e no seu uso, além da depreciação. Quando você terminar de pagar e colocar todos esses valores na ponta do lápis, você tirou mais dinheiro do seu fluxo de caixa do que vale o carro. Portanto ele é um passivo.

Porém se vai utiliza-lo para trabalhar e quando fizer as contas, conseguiu ter mais dinheiro do que vale o carro, você tem um ativo.

Com esse conceito você precisa avaliar a sua vida financeiro e melhorar o fluxo de caixa com base na figura abaixo.

O conceito parece simples mas exige muito esforço no dia a dia em que vivemos hoje. Você terá que fazer um grande esforço e terá que se aprofundar nas suas análises na hora de tomar decisões importantes na sua vida. Por exemplo, vale a pena ou não comprar uma casa ou morar pagando aluguel?

Algumas dicas:

  • Lembre-se que você é responsável por todas as suas decisões;
  • Cuidado com avaliações de curto prazo. pequenas contas mensais fazem um grande impacto no seu fluxo de caixa anual;
  • Se você tem família, a decisão e resultado depende de todos, as vezes é preciso um sacrifício agora para construir algo melhor amanhã;
  • Anualmente se desfaça de passivos;
  • Controle financeiro adequado é feito com controle diário;
  • Planeje o seu futuro sabendo que para atingir alguns objetivos terá que abrir mão de outros.

Agora é com você! Desejo Sucesso!