Trabalhar Formalmente compromete muito tempo das empresas

Mais uma vez fica explicito, no artigo escrito por Marco Prates para a Exame, que nós precisamos de reformas políticas e culturais.

Sem nenhuma dúvida a formalidade ajuda a manter um equilíbrio de mercado e uma sociedade mais justa porém com a complexidade das condições legais/contábeis e os aspectos regionais de faturamento, dificultam o entendimento dos códigos e situações que podem promover ou prejudicar a competitividade.

Lidar com toda essa complexidade faz que as empresas sejam mais lentas e portanto menos eficientes.

Minha única dica….. Pense e vote certo

Os países que mais roubam tempo das empresas com impostos – Brasil é líder

É oficial: nenhum país é mais complicado para as empresas que o Brasil quando se trata de pagar impostos estritamente de acordo com a lei

Marco Prates – EXAME.com

Campeão, mas perdedor

São Paulo – Em nenhum país do mundo, uma empresa perde tanto tempo – e por conseguinte, gasta tanto – quanto no Brasil apenas para estar “ok” com a legislação tributária. São 2.600 horas – ou 108 dias corridos – para conseguir calcular e quitarimpostos e contribuições.

A comparação com qualquer outra nação é estarrecedora. Em relação aos BRICs, o país perde feio: na China, são necessárias 398 horas – seis vezes menos que o Brasil – na Rússia, 290.

Os problemas disso para a economia são óbvios. “Os departamentos tributários são muito grandes no Brasil. Em um grande banco ou conglomerado industrial, são centenas de pessoas”, afirma Carlos Iacia, sócio da PwC e especialista em tributos.

“Se você tem 300 pessoas, e pudesse ter só 100, a diferença dessas 200 poderia ser dispendida em inovação ou propriamente reduzindo custo e, portanto, aumentando a competitividade”, afirma o consultor. Um sistema complicado é também um convite à informalidade.

Os dados a seguir são do estudo Paying Taxes, elaborado pelo Banco Mundial e pela PwC com informações de 183 países. A pesquisa parte da seguinte questão: quanto tempo demoraria para um profissional de uma empresa de vasos cerâmicos, com 60 funcionários, localizada na maior cidade de cada país, preencher e entregar todos os formulários, além de obter os documentos que a deixem legalizada dentro daquela nação?

Além disso, são contabilizados quantos pagamentos diferentes esta pessoa terá que realizar em um ano.

Países desenvolvidos, em geral, têm sistemas mais simples de tributação. Clique nas imagens para conhecer os países que, liderados com maestria pelo Brasil, vão bem além da média mundial de 277 horas perdidas.