Locus de Controle Interno

O Locus de controle interno é um dos principais fatores de sucesso para qualquer indivíduo.

É a expectativa do indivíduo sobre a medida em que os seus reforçamentos se encontram sob controle interno (esforço pessoal, competência, etc.), ou externo (as outras pessoas, sorte, chance, etc.).

Foi formulado por Julian B. Rotter em 1966 em seu artigo “Psychological Monographs”. Locus significa lugar em latim. Neste sentido, caso uma pessoa tenha um locus de controle predominantemente interno se sente mais no controle de sua própria vida e sucesso, exigindo mais de si mesmo e se concentrando no que pode fazer por conta própria para lidar com os problemas atuais enquanto uma pessoa com locus de controle predominantemente externo sente que fatores externos tem um controle maior na sua vida, exige mais dos outros, tem uma maior dependência emocional e funcional e são mais afetadas por críticas e elogios. É importante ressaltar que até hoje existem discussões conceituais e discordâncias entre esses conceitos.

Levenson desenvolveu uma escala para medir a internalidade ou externalidade do Locus de controle. Essa escala foi traduzida e adaptada ao contexto brasileiro por Dela Coleta em 1987.

Fica o convite para você trabalhar o seu LOCUS DE CONTROLE INTERNO no GERENTE INOVADOR, não perca a próxima turma.

 

 

mais informações contato@inovacao.com