Franquias … uma decisão difícil para quem quer começar um negócio !!!

Quem já pensou em abrir um novo negócio com absoluta certeza já pensou na hipótese de comprar e contar com o suporte de uma franquia.

Minha experiência nos trabalhos de consultoria tem mostrado que isso pode ser um grande engano, nem todo Franqueador oferece suporte suficiente para minimizar os riscos de quem está começando. Portanto é preciso pesquisar detalhes do mercado para avaliar o negócio e assim ter base para avaliar se aquilo que está sendo oferecido pelo franqueador vale o que está sendo cobrado. Isso significa que você não está livre de avaliar o mercado e fazer o seu plano de negócio antes de decidir comprar uma franquia.

 

Seguem 10 dicas para você decidir e minimizar o risco de “Entrar numa Fria”

Primeiro – Pesquise o perfil do cliente e como ele decide a compra. Procure detalhes sobre como ele decide a compra e principalmente qual é o verdadeiro motivo para comprar o que você pretende oferecer. Se pretende comprar uma franquia visite lojas, converse com clientes e entenda quais são os principais produtos comprados.

Segundo – Avalie os custos relacionados a infra estrutura necessária para que o negócio funcione. Se for um varejo, quais estoque são importantes quais os detalhes e dificuldades de operação. Se for serviços o que garante a continuidade com os clientes. Se for industria que equipamentos sào necessários para garantir desde a compra da matéria prima até a entrega do produto acabado.

Terceiro – Procure no mercado produtos substitutos e concorrentes aquilo que você está oferecendo isso pode definir o o preço de venda e garantir o sucesso de um novo negócio.

Quarto – Feito isso você deve avaliar que tipo de mão de obra será necessária para garantir a operação do seu negócio.

Quinto – Agora sim você tem condições e deve avaliar o franqueador, que tipo de knowhow ele oferece, que tipo de infra estrutura e suporte de gestão do negócio está incluso na taxa de franquia. Como será o acompanhamento do mercado e principalmente como a marca/produto é reconhecido no mercado.

Sexto – Com essas informações em mãos você já pode fazer um bom planejamento financeiro e avaliar se é ou não um bom negócio. Vale lembrar que até agora o investimento foi em pesquisa e com certeza um valor irrisório se comparado com o valor do negócio.

Sétimo – Agora é hora de estudar com profundidade o mercado que você pretende entrar. Converse com especialistas, visite diversos negócios similares. Você precisa se munir de experiências de quem vive a atividade com a certeza que essas informações irão ajuda-lo a tomar decisões.

Oitavo – Negocie você esta comprando um negócio. Muitos dos custos de implantação podem ser minimizados se você buscar alternativas para seguir os padrões do franqueador.

Nono – Se o retorno do investimento for bom é hora de fechar negócio e “mãos a obra”, essa fase exige um bom plano de trabalho para você não antecipe gastos desnecessários. Monte um plano de ação fisico/financeiro com a seqüência de como as coisas devem acontecer.

Décimo – Se tiver dificuldades contrate um consultor. Nós teríamos muita alegria em trabalhar com você.

 

Ubiraí Béber Consultor Inovação 19 8129 9963